DICAS DE LEANDRO VIERA CUJO LIVRO SEU FUTURO EM ADMINISTRAÇÃO
H A B I L I D A D E S P E S S O A I S E S S E N C I A I S PAR A O
F U T U R O
A D M I N I S T R ADOR
Independência
Você deve estar apto a caminhar
com os próprios pés, saber buscar informações e,
inclusive, ter para pedir ajuda quando necessário. Não fique pensando
que o bom administrador é uma espécie de super-homem imbatível,
que tem todas as respostas. Negativo.
Nunca teremos todas as respostas,
mas também nunca devemos nos dar por satisfeitos por não tê-las.
Capacidade de trabalhar com outras pessoas
Inevitavelmente, independente
do porte da organização, você irá trabalhar com outras pessoas. Fato.
Saber lidar com os demais, aceitar suas
particularidades, controlar o próprio gênio, independentemente de exercer o
papel de líder em um grupo (falarei sobre liderança mais adiante, não se
preocupe), são questões fundamentais para seu sucesso como administrador.
Automotivação
É fundamental que
você não fique esperando estímulos externos para fazer o que tem de fazer. Espero não me tornar
repetitivo, mas vou sempre lembrá-lo de que você está no comando de seu destino.
O profissional automotivado sempre vai além do que
lhe é solicitado – e ele não faz isso para agradar a alguém. Na verdade, ele
tem a necessidade de agradar, primeiramente, a si mesmo. O resto é
consequência.
Ser organizado
Ser organizado significa ter a mente organizada, ter a
capacidade de entender como as coisas funcionam, saber dividir tarefas complexas em
etapas simples e gerenciar bem o tempo para conseguir dar conta de tudo.
Habilidade de trabalhar com incertezas e mudanças
Essas características são muito valorizadas por
empregadores, além de serem essenciais para quem quer estar à frente de um
negócio próprio.