CONFLITO EMPRESARIAL
Conflito
no contexto empresarial, Robbins (2005, p.373) o define da seguinte maneira: “um
processo que tem inicio quando uma das partes percebe que a outra parte afetada
ou pode afetar negativamente, que alguma coisa que a primeira considera
importante”.
ORIGENS E
CAUSAS DOS CONFLITOS
Quando
pensamos em negociação, observamos que todas se iniciam a partir de algum tipo
de conflito, conforme aponta Martinelli e Almeida (2006). Inicialmente devemos
dizer que uma das condições iniciais para haja conflitos é a existência de
grupos de pessoas: assim como observamos com a negociação, é necessário que existam
grupos e de pessoas se relacionando. Mas em que condições podemos observar mais
conflitos? Martinelli e Almeida (2006) e Nascimento e El Sayed (2013), afirma
que as principais causas dos conflitos no contexto organizacional e no de
negociação são:
I.
As experiências de frustração.
II.
As diferenças de personalidade entre as
pessoas envolvidas.
III.
As diferenças quanto ás metas/objetivos.
IV.
As diferenças de percepção e informações.
Todas estas serão descritas
detalhadamente a seguir:
§ Experiências de frustração: geralmente
associadas á incapacidade de atingir metas ou objetivos estabelecidos, especialmente
se uma das partes conseguiu atingir a mesma meta, seja por causa de limitações
técnicas, pessoais ou comportamentais. As frustrações são uma das principais
causa de conflitos em processos de negociação, especialmente aqueles do tipo
ganha-perde.
§ Diferenças de personalidade: é
uma das causas mais frequentemente utilizadas pelas pessoas para aplicar seus
conflitos com outras pessoas. Geralmente as partes envolvidas no conflito
alegam que não concordam com algumas posturas ou comportamento da outra parte,
ou ainda por considerar que algumas características ou estilo de personalidade
do outro são inadequadas. Tais conflitos podem ocorrer em diferentes contextos,
especialmente no empresarial.
§ Diferenças quanto ás metas/objetivos:
muitas vezes pessoas que compõem uma mesma equipe ou grupo de trabalho podem
entrar em conflito por causa da incompatibilidade de metas e objetivos, seja ao
longo ou final de uma negociação. Por exemplo, uma parte pode esperar que
determinadas metas sejam atingidas, ao passo que a outra parte pode almejar
outras metas, totalmente diferentes daqueles esperadas pela primeira parte.
Além disso, pode haver também diferenças quanto ás ambições dos envolvidos no
processo de negociação acerca de quais alvos devem ser vislumbrados e
efetivamente conquistados e atingidos.
§ Diferenças quanto ás percepções ou informações
disponibilizadas: cada umas das partes envolvidas no conflito
pode enxerga-lo de modo diferentes da outra parte. Da mesma forma que avaliamos
o comportamento do outro e essa situação, faz em relação ao nosso
comportamento. É uma das causas frequentes de conflitos.