terça-feira, 23 de março de 2021

TECNOLOGIA - PIX

 

PIX JÁ PASSA DE R$ 500 BILHÕES

 MOVIMENTADOS

 DESDE LANÇAMENTO



Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, já movimentou mais de R$ 508 bilhões desde seu lançamento, em novembro de 2020. De acordo com o levantamento divulgado pelo BC, até o fim de fevereiro de 2021, a modalidade foi responsável por mais de 653 milhões de transações, considerando ordens de pagamento e devoluções.

Ao todo, o sistema já conta com 73,2 milhões de usuários e mais de 181 milhões de chaves cadastradas – cada usuário pode cadastrar até cinco chaves por conta. A marca superou até mesmo as expectativas do Banco Central.


Ao Telesíntese, o Chefe de Subunidade do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Breno Santana Lobo, afirmou que “não esperava que as adesões fossem tão rápidas como têm ocorrido”. Para Lobo, “a população em geral conseguiu enxergar os benefícios do Pix e o uso está bem mais generalizado do que o esperado”. Apesar do sucesso, o Pix ainda tem alguns caminhos a percorrer para oferecer todos os serviços prometidos. Um deles, o Pix Cobrança, que permite gerar pagamentos com vencimento, já foi adiado duas vezes. Além disso, saques no comércio, registros de recebíveis e Pix por aproximação também não estão disponíveis para os usuários.

 

PIX VIROU ALVO DE GOLPES EM SEUS PRIMEIROS MESES

 

De acordo com Lobo, as demais ferramentas do Pix serão lançadas somente quando o sistema tiver a infraestrutura adequada, com a segurança mínima necessária para a realização das operações, evitando fraudes. 

A preocupação do Banco Central é especialmente importante em um cenário no qual o Pix já virou alvo de golpes. Apesar de ser considerada segura pelo BC, a modalidade é altamente explorada por criminosos que se aproveitam da falta de informação de muitos usuários.

 Fonte: Tecnoblog

TECNOLOGIA - SMARTPHONE

 


77% DOS SMARTPHONES NA ÍNDIA SÃO DE

 MARCAS CHINESAS




            Os smartphones de marcas chinesas correspondem à maior parte do mercado eletrônico na Índia, com 77% das vendas. Segundo o Financial Express da Índia, fornecedores chineses como Xiaomi, OPPO e VIVO estão entre as marcas mais utilizadas em 2020 e cresceram 7% em comparação ao ano de 2019.

                No ano passado, a Xiaomi (incluindo a POCO) tinha uma participação de mercado de 28% na Índia e a Samsung, 20%. O terceiro, quarto e quinto lugares foram VIVO (7,7 milhões), Realme (5,5 milhões) e OPPO (5,1 milhões), respectivamente. Eles ocupavam 18%, 13% e 12%, respectivamente.

                De acordo com dados da Canalys, empresa de análises de mercado tecnológico, as remessas totais do mercado indiano de smartphones em 2021 serão de 145 milhões.

AGRONEGÓCIO

 

POPULAÇÃO OCUPADA NO AGRONEGÓCIO CAI 5,2% ENTRE 2019 E 2020

A população ocupada no agronegócio caiu 5,2% entre 2019 e 2020. Os números são de um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP, que também comparou a porcentagem com a ocupação geral do Brasil. 

A pesquisa concluiu que houve diminuição do número de ocupados no país de 7,9%, o que mostra que a participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro aumentou 20,1% em 2020, contra 19,5% em 2019.

De acordo com os pesquisadores, o resultado do mercado de trabalho do agronegócio em 2020 esteve relacionado às quedas nos empregos em todos os segmentos do setor, com destaque para a agroindústria e os agrosserviços.

Os mais afetados no ano passado foram os empregados sem carteira assinada, aqueles com os menores níveis de instrução formal e as mulheres. Os dados evidenciam que os choques no mercado de trabalho afetam principalmente os trabalhadores com perfis mais vulneráveis.

Fonte: Brasil 61

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