QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE
RECURSOS HUMANOS PARA O SEU
NEGÓCIO
Para
uma empresa de fato funcionar bem, é importante que todas as suas áreas atuem
de forma satisfatória. Alguns empresários acham que apenas o setor de vendas ou
de marketing impulsionam o sucesso do negócio, mas a verdade é que a gestão de
Recursos Humanos tem grande relevância dentro da organização.
Ao
contrário da crença popular, o RH de uma empresa não é responsável tão somente
por entrevistar e selecionar candidatos para cargos e tarefas afins. O setor de
RH coordena também a administração emocional e comportamental dos funcionários
da organização.
Você
sabe dizer como funciona o RH de uma empresa e qual o papel do setor dentro de
um negócio? Listamos aqui as principais informações sobre o assunto.
O que é a
gestão de Recursos Humanos?
Em
linhas gerais, o RH é a parte da empresa responsável pelo relacionamento entre
a contratante e seus funcionários. Dessa maneira, ele responde pela
apropriada gestão dos profissionais, além de sua contratação.
É
válido lembrar que a nova tendência do mercado é justamente terceirizar a
contratação de funcionários. Desse jeito, caberia ao RH regular e conduzir os
talentos dentro da organização.
A
gestão de Recursos Humanos se consolida, portanto, como a área que criará
políticas de convivência entre os funcionários e seus superiores, além de
transformar o ambiente de trabalho em um lugar prazeroso para todos os
envolvidos.
Por que o RH é importante para a empresa?
Quando
você encontra um funcionário de alta confiança para seu negócio, é natural
querer mantê-lo na empresa. Como fazer isso? É aí que o setor de Recursos
Humanos entra em ação.
O RH
cria iniciativas que possam demonstrar o apreço e o valor que cada profissional
tem para o estabelecimento. Um empreendimento que se preocupa com seus
talentos, conserva-os mais entusiasmados e envolvidos com o trabalho que
precisam fazer.
Assim,
a produtividade de uma empresa que tem um enfoque maior na adequada gestão de
Recursos Humanos é muito superior àquelas em cujos gestores se mostram
desatentos à área. Da mesma forma, é a boa gestão de Recursos Humanos que
permite conhecer as efetivas habilidades e vocações dos funcionários da
organização e explorá-las da melhor forma possível.
Dessa maneira, você terá certeza de que cada pessoa está dando o máximo de si a fim de atingir os objetivos corporativos e as metas estratégicas da empresa.
O que o RH deve fazer?
Um
grande erro de algumas organizações é relacionar o setor do RH apenas com
questões burocráticas da empresa. Na verdade, ele encerra muito mais funções e
subsídios estratégicos do que usualmente se pensa. Leia a seguir alguns bons
exemplos:
Dar suporte competente a outros setores da empresa
É
fundamental que o RH se mantenha bastante atualizado sobre as atividades e o
controle de outros setores da empresa. Isso se dá porque, se houver algum
problema em qualquer uma dessas áreas, é esse setor que será acionado para
encontrar a melhor solução para a situação.
Trata-se
de um papel básico e essencial para qualquer gestão de Recursos Humanos,
imprescindível para que a empresa continue a operar da forma que se espera.
Elaborar a apropriada política de gestão de
carreira
Um
RH eficaz tem a capacidade de formar lideranças dentro de um
empreendimento.
Por
essa razão, a gestão de carreira é importantíssima para acompanhar a
produtividade de seus profissionais. Para tanto, é importante descobrir quais
são os pontos fortes e fracos de cada um deles. Conhecer a fundo os
colaboradores da organização possibilitará ao RH elaborar estratégias que
permitam o crescimento individual – no setor de trabalho e na organização.
Cuidar de questões práticas da empresa
O RH não vive só de contratações e de burocracias, mas essa é também uma parte respeitável do setor. Isso pois é ele o responsável por garantir o bom funcionamento prático da empresa, já que é o responsável por pagamentos, atestados médicos, articulação das férias dos colaboradores, demissão e contratação funcionários. Se há algum problema específico e persistente com determinado funcionário, como atrasos constantes, é papel do RH conversar com a pessoa, por exemplo.
Como fazer uma boa gestão de Recursos
Humanos
Veja
a seguir quatro estratégias que, se adotadas, garantirão uma gestão de RH
melhor em sua organização:
Faça avaliações de desempenho constantes
Para
manter o bom funcionamento da empresa, é admirável completar avaliações
rotineiras do desempenho de seus funcionários.
Após
a análise dessas informações, o ideal é marcar uma reunião com esses
profissionais (dividindo-os por sua qualidade de desempenho), a fim de discutir
o que está funcionando e quais os pontos que devem ser aprimorados.
Realize uma análise da organização da empresa
Para
implantar uma boa gestão de Recursos Humanos, é preciso, primeiro, entender
qual é a organização de sua empresa. Assim, será possível descobrir como o RH
deverá se encaixar em sua lógica de expectativas, condutas e convivência.
Saiba qual é o perfil de cada funcionário
Uma
vez contratado o funcionário, é importante saber quais são suas qualidades e
defeitos no modus operandi da organização. A ideia, aqui, não
é demiti-lo ou não, mas, sim, incentivá-lo a contribuir da melhor maneira
possível para o negócio.
Sabendo
qual é o perfil do profissional, será mais fácil adequá-lo ao posto mais
coerente às suas qualidades.
Ofereça um plano de carreira
Muitas
pessoas se sentem motivadas a trabalhar em uma empresa que oferece um plano de
carreira consistente. Essa função, por sua vez, fica também a cargo do RH.
Ao
saber quais são os funcionários que mais produzem, ou atuam melhor em suas
áreas, ofereça promoções, prêmios ou aumentos de salários para eles, que se
sentirão motivados a continuar trabalhando duro!
Quais resultados podem ser alcançados por um bom RH
Ter
uma gestão de Recursos Humanos que de fato funcione dentro de um empreendimento
pode aumentar muito a produtividade de seu negócio.
Uma
boa seleção de funcionários misturada a uma gestão eficiente é a receita básica
de como transformar o ambiente de trabalho. No lugar do tão comumente encontrado
clima pesado e competitivo, passamos a observar um ambiente colaborativo, com
profissionais satisfeitos e engajados com os valores e objetivos da
organização.
Ao
encontrar bons profissionais, também há aumento na produtividade do grupo. Com
isso, as avaliações dos funcionários podem se tornar um parâmetro para
recompensar ou reavaliar a posição de cada profissional. Será possível, dessa
forma, acomodar mais responsabilidades para aqueles que mais produzem, por
exemplo.
Da
mesma forma, essas avaliações podem servir de base para uma criação de metas de
produtividade a serem atingidas em um período próximo. Mas tenha cuidado: é
importante que essas metas sejam realistas. Caso contrário, corre-se o risco de
que haja um estresse a mais na vida de quem compõe sua equipe.