E VAMOS EM 9 PASSOS COMO AUMENTAR AS
VENDAS DA SUA
EMPRESA
Aumente suas
vendas e englobando o melhorar ao rendimento de sua empresa com estratégias de marketing
digital e prospere!
Como
andam as vendas da sua empresa? Mesmo que estejam bem, ainda há muito que pode
ser feito para melhorar.
O
problema para muitos empreendedores é que, apesar de terem conseguido uma clientela
grande o suficiente para se manter em operação, não fazem ideia de como
alavancar vendas.
Outros
enfrentam uma dificuldade diferente: até conseguem aumentar as vendas, mas
investem demais para isso, o que leva embora todo o lucro.
Isso
nos levanta a pergunta: qual o segredo para vender mais sem gastar tanto a
ponto de comprometer o retorno sobre investimento?
A
resposta está no passo a passo que você vai ver abaixo. São 9 estratégias que
você precisa executar — e dicas práticas de com fazer isso — para alavancar de
uma vez as suas vendas!
1. Crie (ou revise) processos internos e comerciais
Um
dos pontos mais importantes para determinar o sucesso ou fracasso de uma
empresa é a estruturação dos processos.
Em
primeiro lugar, os processos internos precisam estar bem alinhados entre si e
otimizados para funcionar sem surpresas. Estamos falando mesmo daqueles
procedimentos burocráticos que (aparentemente) não tem nada a ver com vendas.
Por quê?
A
resposta se resume em uma palavrinha: foco! Quanto mais desorganizados forem os
processos internos, menos tempo você e seus colaboradores terão para se
concentrar na missão de vender, que já é desafiadora por si só.
Em
alguns casos, atrasos e falta de organização em processos internos podem até
refletir na venda para o cliente final, com passos adicionais que desmotivam a
pessoa de finalizar o acordo.
Quando
falamos do processo comercial sua importância é
ainda mais óbvia, já que é por meio dele que você vai conduzir os prospects do
interesse inicial até a venda.
Se a
sua empresa ainda não conta com processos internos e comerciais, está mais do
que na hora de fazer isso!
Caso
já os tenha, vale a pena revisar o que pode ser aprimorado para ganhar tempo,
reduzir custos e persuadir os clientes com mais eficiência.
2.
Qualifique os seus leads
A
qualificação do lead é uma estratégia de marketing que visa reduzir o tempo de
indecisão do cliente em potencial.
Pense
nisso: quando o indivíduo tem o 1º contato com a sua empresa, ele
provavelmente ainda não está pronto para efetuar uma compra.
É muito
provável que ele tenha uma série de dúvidas:
- Preciso mesmo disso?
- Quais são os benefícios deste produto?
- Os benefícios compensam o investimento?
- Será que essa é a melhor hora para
comprar?
- Haveria uma alternativa mais
interessante?
- Vou saber utilizar esse produto da
maneira correta?
- O que fazer se eu não gostar?
Na
maioria dos casos, o indivíduo vai querer responder essas e outras perguntas
antes de comprar.
Porém,
quanto tempo ele vai gastar entre o 1º contato com a sua empresa e a decisão de
compra é algo que pode ser trabalhado.
Com
uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente, você pode responder a todas
essas perguntas. É o que chamamos de educar leads.
Assim, você
levará o potencial cliente mais rapidamente ao estágio em que ele está pronto
para fechar negócio.
A
melhor parte é que, uma vez produzido, o conteúdo fica lá, disponível para
todos os usuários que visitarem o seu site, o seu blog ou as suas redes
sociais.
Você
terá muito menos trabalho e mais retorno do que seria necessário para colocar
vendedores educando individualmente cada prospecto da sua empresa.
É
por isso que podemos dizer que o funil de vendas ideal ,hoje, é composto por mais etapas de marketing do que de vendas.
3. Invista
com tudo no marketing digital
O marketing digital é rico em estratégias que o
ajudarão a alavancar vendas sem precisar elevar o custo de aquisição de
clientes de forma proporcional.
Aliás,
as estratégias de marketing digital mais populares são conhecidas justamente
por ajudar a realizar o contrário, ou seja, diminuir o custo de
aquisição enquanto aumenta os lucros.
Redes
sociais
As redes sociais também são canais excelentes de
marketing, tanto pelo enorme volume de pessoas que as usam quanto pelas
características desses sites. Cada vez mais, eles têm disponibilizado recursos
próprios para empresas que desejam atrair mais pessoas, engajar melhor os fãs
que já possuem e até vender diretamente para eles por essas plataformas
sociais.
E-mail
marketing
O email marketing é outra forma de manter o
relacionamento com os seus possíveis clientes e fazê-los lembrar da sua marca o
tempo todo, enquanto gera valor para eles.
Uma
grande vantagem do uso de e-mail é que esse é um canal conveniente para os
usuários. Não é a toa que essa forma de atracão e nutrição
de leads é uma das que apresenta melhor taxa de conversão do
marketing digital.
4.
Conheça bem a concorrência (e sua persona)
Outro
importante passo para alavancar as vendas é conhecer bem a concorrência.
Há
quem ache que o Benchmarking (concorrentes) não seja importante, mas
a verdade é que por conhecer o que seus concorrentes têm de melhor e pior é
muito relevante para definir estratégias e encontrar diferenciais.
Além
disso, é essencial também conhecer a fundo a sua persona,
a pessoa para quem você deseja vender. Assim, todas as suas ações de marketing
e vendas serão bem direcionadas.
Ao
aliar o conhecimento dos concorrentes com as informações que tem sobre a sua
persona, você será capaz de entender claramente o que eles fazem de certo e
errado e encontrar brechas ou caminhos mal explorados nos quais pode se
destacar.
5. Foque
no sucesso do cliente
Uma
das melhores formas de alavancar vendas é por fidelizar clientes. E como
conseguir isso? Por garantir que eles tenham sucesso com o produto que
compraram de você.
O
conceito de Sucesso do Cliente tem se
tornado muito popular, fazendo até com que diversas empresas criem
departamentos focados nisso.
Mais
ainda, é fundamental implementar uma cultura voltada para o Sucesso do Cliente,
de forma que todos tenham esse objetivo como prioridade.
Parte
importante do Sucesso do Cliente está em manter linhas de comunicação
abertas o tempo todo e antecipar problemas que a
pessoa talvez possa enfrentar.
Clientes
bem-sucedidos, que enxergam valor tanto no produto quanto no suporte recebido,
obviamente se sentirão inclinados a comprar novamente e com um ticket
médio maior.
Melhor
ainda, com um bom trabalho de fidelização, você será capaz de encantar os
clientes e fazer com que se tornem defensores da
sua marca, gerando novas vendas através do marketing “boca a boca”.
6.
Motive e treine seus colaboradores
Equipes
motivadas produzem mais e isso não é segredo para ninguém. Então, esse é um dos
fatores aos quais você deve prestar sempre atenção.
Criar
um ambiente leve e colaborativo entre os colaboradores é muito importante. Uma
das formas é por integrar setores, como marketing
e vendas. Algo que, além de unir, vai tornar o trabalho dessas equipes
mais completo.
Outro
ponto a observar é a necessidade de treinamento constante como forma de manter
a motivação e as habilidades de todos no nível mais alto o tempo todo. Essa é
uma prática que merece destaque, pois tem alto ROI (retorno sobre
investimento).
Não
faltam opções para treinar os colaboradores, sendo que uma das principais é por
investir em cursos e certificações.
7.
Faça parcerias estratégicas
Quem
disse que para vender mais você só pode usar suas próprias forças? Empresas de
sucesso sabem fazer bom uso de parcerias estratégicas para alcançar novos
públicos e atrair clientes.
Uma
das maneiras mais comuns de realizar essas parcerias é conhecida como co-marketing , na qual a sua empresa e um
parceiro produzem ações em conjunto e dividem os resultados conquistados.
Mas
essa não é a única opção: trocar experiências com outras empresas, talvez por
promover uma visita aos escritórios uma da outra a fim de entender como operam,
pode ser de grande ajuda.
Esse
intercâmbio de ideias vai servir até como complemento direto da primeira dica,
já que vai estimular a inovação nos processos internos e comerciais, o que deve
gerar mais vendas.
8.
Expanda seu mercado de atuação
Para
muitas empresas, um dos maiores desafios de alavancar vendas está no fato de
que atuam em um mercado saturado.
Em
casos assim, nos quais a oferta parece ser muito maior que a demanda, fica
difícil se destacar a ponto de dar um salto nas vendas, porque todo o mercado
passa a competir de forma acirrada executando as mesmas estratégias.
Qual
a solução em um caso desses? A melhor saída pode ser justamente expandir a sua
área de atuação, por oferecer um produto novo, que seja menos saturado que as
soluções atuais.
Com
isso, a sua empresa terá não somente uma nova fonte de renda, como também a
oportunidade de criar uma marca mais forte no mercado.
9.
Invista em ferramentas de qualidade
O
objetivo é fazer com que você aumente as vendas sem elevar demais os custos.
Mas é bom manter o equilíbrio e lembrar-se de que ferramentas de qualidade
farão toda a diferença na sua capacidade de vender.
Afinal,
o objetivo não é vender mais apenas a curto prazo, mas ter uma estrutura que
permita fazer isso de forma escalável por um bom tempo, e isso exige
ferramentas adequadas.
Alguns
dos recursos que serão essenciais para que você consiga alavancar as vendas
são:
Basta clicar 👇 logo abaixo nestes 3 (recursos) apresentados que você automaticamente terá acesso e mas esclarecimentos.
Você vai perceber que algumas dessas ferramentas têm um custo mínimo quando comparadas com os benefícios que trazem.
Antes de investir em uma ferramenta, pense em quanto tempo de trabalho manual ela vai economizar, além dos resultados que pode trazer em termos de vendas imediatas e fidelização.
FONTE : Blog Rockcontent