sábado, 2 de julho de 2022

COMO AUMENTAR AS VENDAS

 



E VAMOS EM 9 PASSOS COMO AUMENTAR AS

 VENDAS DA SUA EMPRESA 


Aumente suas vendas e englobando o melhorar ao rendimento de sua empresa com estratégias de marketing digital e prospere!

Como andam as vendas da sua empresa? Mesmo que estejam bem, ainda há muito que pode ser feito para melhorar.

O problema para muitos empreendedores é que, apesar de terem conseguido uma clientela grande o suficiente para se manter em operação, não fazem ideia de como alavancar vendas.

Outros enfrentam uma dificuldade diferente: até conseguem aumentar as vendas, mas investem demais para isso, o que leva embora todo o lucro.

Isso nos levanta a pergunta: qual o segredo para vender mais sem gastar tanto a ponto de comprometer o retorno sobre investimento?

A resposta está no passo a passo que você vai ver abaixo. São 9 estratégias que você precisa executar — e dicas práticas de com fazer isso — para alavancar de uma vez as suas vendas!

1. Crie (ou revise) processos internos e comerciais

Um dos pontos mais importantes para determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa é a estruturação dos processos.

Em primeiro lugar, os processos internos precisam estar bem alinhados entre si e otimizados para funcionar sem surpresas. Estamos falando mesmo daqueles procedimentos burocráticos que (aparentemente) não tem nada a ver com vendas. Por quê?

A resposta se resume em uma palavrinha: foco! Quanto mais desorganizados forem os processos internos, menos tempo você e seus colaboradores terão para se concentrar na missão de vender, que já é desafiadora por si só.

Em alguns casos, atrasos e falta de organização em processos internos podem até refletir na venda para o cliente final, com passos adicionais que desmotivam a pessoa de finalizar o acordo.

Quando falamos do processo comercial sua importância é ainda mais óbvia, já que é por meio dele que você vai conduzir os prospects do interesse inicial até a venda.

Se a sua empresa ainda não conta com processos internos e comerciais, está mais do que na hora de fazer isso!

Caso já os tenha, vale a pena revisar o que pode ser aprimorado para ganhar tempo, reduzir custos e persuadir os clientes com mais eficiência.

2. Qualifique os seus leads

A qualificação do lead é uma estratégia de marketing que visa reduzir o tempo de indecisão do cliente em potencial.

Pense nisso: quando o indivíduo tem o 1º contato com a sua empresa, ele provavelmente ainda não está pronto para efetuar uma compra.

É muito provável que ele tenha uma série de dúvidas:

  • Preciso mesmo disso?
  • Quais são os benefícios deste produto?
  • Os benefícios compensam o investimento?
  • Será que essa é a melhor hora para comprar?
  • Haveria uma alternativa mais interessante?
  • Vou saber utilizar esse produto da maneira correta?
  • O que fazer se eu não gostar?

Na maioria dos casos, o indivíduo vai querer responder essas e outras perguntas antes de comprar.

Porém, quanto tempo ele vai gastar entre o 1º contato com a sua empresa e a decisão de compra é algo que pode ser trabalhado.

Com uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente, você pode responder a todas essas perguntas. É o que chamamos de  educar leads.

Assim, você levará o potencial cliente mais rapidamente ao estágio em que ele está pronto para fechar negócio.

A melhor parte é que, uma vez produzido, o conteúdo fica lá, disponível para todos os usuários que visitarem o seu site, o seu blog ou as suas redes sociais.

Você terá muito menos trabalho e mais retorno do que seria necessário para colocar vendedores educando individualmente cada prospecto da sua empresa.

É por isso que podemos dizer que o  funil de vendas ideal  ,hoje, é composto por mais etapas de marketing do que de vendas.

3. Invista com tudo no marketing digital

O marketing digital é rico em estratégias que o ajudarão a alavancar vendas sem precisar elevar o custo de aquisição de clientes de forma proporcional.

Aliás, as estratégias de marketing digital mais populares são conhecidas justamente por ajudar a realizar o contrário, ou seja, diminuir o custo de aquisição enquanto aumenta os lucros.

Redes sociais

As redes sociais também são canais excelentes de marketing, tanto pelo enorme volume de pessoas que as usam quanto pelas características desses sites. Cada vez mais, eles têm disponibilizado recursos próprios para empresas que desejam atrair mais pessoas, engajar melhor os fãs que já possuem e até vender diretamente para eles por essas plataformas sociais.

E-mail marketing

O email marketing é outra forma de manter o relacionamento com os seus possíveis clientes e fazê-los lembrar da sua marca o tempo todo, enquanto gera valor para eles.

Uma grande vantagem do uso de e-mail é que esse é um canal conveniente para os usuários. Não é a toa que essa forma de atracão e nutrição de leads é uma das que apresenta melhor taxa de conversão do marketing digital.

4. Conheça bem a concorrência (e sua persona)

Outro importante passo para alavancar as vendas é conhecer bem a concorrência.

Há quem ache que o Benchmarking (concorrentes)  não seja importante, mas a verdade é que por conhecer o que seus concorrentes têm de melhor e pior é muito relevante para definir estratégias e encontrar diferenciais.

Além disso, é essencial também conhecer a fundo a sua  persona, a pessoa para quem você deseja vender. Assim, todas as suas ações de marketing e vendas serão bem direcionadas.

Ao aliar o conhecimento dos concorrentes com as informações que tem sobre a sua persona, você será capaz de entender claramente o que eles fazem de certo e errado e encontrar brechas ou caminhos mal explorados nos quais pode se destacar.

5. Foque no sucesso do cliente

Uma das melhores formas de alavancar vendas é por fidelizar clientes. E como conseguir isso? Por garantir que eles tenham sucesso com o produto que compraram de você.

O conceito de Sucesso do Cliente tem se tornado muito popular, fazendo até com que diversas empresas criem departamentos focados nisso.

Mais ainda, é fundamental implementar uma cultura voltada para o Sucesso do Cliente, de forma que todos tenham esse objetivo como prioridade.

Parte importante do Sucesso do Cliente está em manter linhas de comunicação abertas o tempo todo e antecipar problemas que a pessoa talvez possa enfrentar.

Clientes bem-sucedidos, que enxergam valor tanto no produto quanto no suporte recebido, obviamente se sentirão inclinados a comprar novamente e com um ticket médio maior.

Melhor ainda, com um bom trabalho de fidelização, você será capaz de encantar os clientes e fazer com que se tornem defensores da sua marca, gerando novas vendas através do marketing “boca a boca”.

6. Motive e treine seus colaboradores

Equipes motivadas produzem mais e isso não é segredo para ninguém. Então, esse é um dos fatores aos quais você deve prestar sempre atenção.

Criar um ambiente leve e colaborativo entre os colaboradores é muito importante. Uma das formas é por integrar setores, como marketing e vendas. Algo que, além de unir, vai tornar o trabalho dessas equipes mais completo.

Outro ponto a observar é a necessidade de treinamento constante como forma de manter a motivação e as habilidades de todos no nível mais alto o tempo todo. Essa é uma prática que merece destaque, pois tem alto ROI (retorno sobre investimento).

Não faltam opções para treinar os colaboradores, sendo que uma das principais é por investir em cursos e certificações.

7. Faça parcerias estratégicas

Quem disse que para vender mais você só pode usar suas próprias forças? Empresas de sucesso sabem fazer bom uso de parcerias estratégicas para alcançar novos públicos e atrair clientes.

Uma das maneiras mais comuns de realizar essas parcerias é conhecida como  co-marketing , na qual a sua empresa e um parceiro produzem ações em conjunto e dividem os resultados conquistados.

Mas essa não é a única opção: trocar experiências com outras empresas, talvez por promover uma visita aos escritórios uma da outra a fim de entender como operam, pode ser de grande ajuda.

Esse intercâmbio de ideias vai servir até como complemento direto da primeira dica, já que vai estimular a inovação nos processos internos e comerciais, o que deve gerar mais vendas.

8. Expanda seu mercado de atuação

Para muitas empresas, um dos maiores desafios de alavancar vendas está no fato de que atuam em um mercado saturado.

Em casos assim, nos quais a oferta parece ser muito maior que a demanda, fica difícil se destacar a ponto de dar um salto nas vendas, porque todo o mercado passa a competir de forma acirrada executando as mesmas estratégias.

Qual a solução em um caso desses? A melhor saída pode ser justamente expandir a sua área de atuação, por oferecer um produto novo, que seja menos saturado que as soluções atuais.

Com isso, a sua empresa terá não somente uma nova fonte de renda, como também a oportunidade de criar uma marca mais forte no mercado.

9. Invista em ferramentas de qualidade

O objetivo é fazer com que você aumente as vendas sem elevar demais os custos. Mas é bom manter o equilíbrio e lembrar-se de que ferramentas de qualidade farão toda a diferença na sua capacidade de vender.

Afinal, o objetivo não é vender mais apenas a curto prazo, mas ter uma estrutura que permita fazer isso de forma escalável por um bom tempo, e isso exige ferramentas adequadas.

Alguns dos recursos que serão essenciais para que você consiga alavancar as vendas são: 

Basta clicar 👇 logo abaixo nestes 3 (recursos) apresentados que você automaticamente terá acesso e mas esclarecimentos. 

Você vai perceber que algumas dessas ferramentas têm um custo mínimo quando comparadas com os benefícios que trazem.

Antes de investir em uma ferramenta, pense em quanto tempo de trabalho manual ela vai economizar, além dos resultados que pode trazer em termos de vendas imediatas e fidelização.

 

 FONTE : Blog Rockcontent        

 

 

 




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