CRIATIVIDADE
Fique
conosco e descubra como você, que já possui ou pretende abrir um negócio, pode
despertar seu potencial criativo para inovar no mercado. Muitas pessoas
acreditam que a criatividade é um dom de poucos, todos são capazes de desenvolver
a capacidade criativa.
Afinal
o que é criatividade?
CRIATIVIDADE origem da palavra: Termo grego: greer = fazer, produzir. Termo latino: creare =
produzir, fazer crescer. Significado: capacidade criadora; aptidão para
formular ideias inovadoras; originalidade; engenho.
No
entanto todos tem a habilidade de encontrar saídas para os problemas, procurar
maneiras novas de executar atividades, porém o estresse e as dificuldades do
dia a dia minam a criatividade das pessoas e é difícil fugir do lugar comum,
mas criatividade é o caminho mental percorrido para descobrir novas relações
entre as coisas. O pensamento criativo supõe uma atitude, uma perspectiva que
leva as pessoas a procurar ideias, manipular conhecimentos e experiências.
Pode-se
dividir a palavra criatividade em duas partes:
Criar
+ Atividade.
Que
se refere a Processo dinâmico, ou seja, →
Movimento.
No mínimo é primordial o movimento para surgir à criatividade, ou seja, agir de maneira positiva, pois que uma conduta criativa permite transformar, adaptar e complementar os serviços já executados.
O
PODER DA MENTE CRIATIVA
É
a partir da análise de cada situação que surge a inspiração de criar algo,
verifica-se que a análise, avaliação e combinação de fatores é função da
poderosa e incrível “máquina” que é o nosso cérebro.
O
cérebro divide-se em dois hemisférios e a cada um deles é atribuído o
desenvolvimento de diferentes competências.
Características
do Hemisfério Esquerdo – Analítico. Lógica, listas, números, Referência Linear,
lógica, sequências e análises.
Características
do Hemisfério Direito – Intuitivo, paixão, coração, descrições sensoriais,
analogias, palavras “fortes”, imagens e Cor.
A
criatividade mobiliza bastante o lado direito do cérebro, mas também necessita
das habilidades do lado esquerdo. Pessoas
nas quais predomina a atividade do lado esquerdo do cérebro agem sempre de
forma mais analítica e, se não estimularem seu hemisfério direito, tendem a
perder chances de ter novas ideias, aceitá-las ou valorizá-las. Já aquelas quem
têm essa predominância do lado direito agem sempre de forma mais intuitiva e,
se não buscarem em algum momento a ajuda do lado esquerdo do cérebro, podem
agir sem uma análise adequada da situação e desperdiçar ideias criativas. Na
maioria das pessoas, há uma preponderância do hemisfério esquerdo do cérebro
sobre o direito, embora isso não seja uma regra.
Procure
estimular sempre seu pensamento, seguindo caminhos criativos para solucionar as
questões do dia a dia. Aproveite para estimular aquilo que você possui de mais
precioso: o seu cérebro.
BLOQUEADORES
DE CRIATIVIDADE
Todos
são capazes de desenvolver a sua criatividade, no entanto também a capacidade
de bloqueá-la. O importante é que todos podem desenvolver seu potencial
criativo e cada um vai ser criativo do seu jeito.
Assim
como despertamos nossa criatividade, também podemos bloqueá-la. Analise as
situações propostas e identifique os pensamentos que podem desbloquear sua
criatividade.
1.
Seu chefe lhe pediu para ajudar a criar uma promoção para esvaziar o estoque de
chinelos da loja. Qual opção representa um desbloqueio à sua criatividade?
a)
Chinelos? Isso não vai dar certo... Que roubada.
b)
Que interessante... é uma boa oportunidade.
2.
Sua loja de balas vai mal. Um colaborador sugeriu se fantasiar de urso para
brincar com as crianças na porta da loja e, possivelmente, aumentar as vendas.
Qual opção representa um desbloqueio à sua criatividade?
a)
Vendo balas, mas meu negócio é sério.
b)
Isso pode dar certo, pois as crianças são nossos principais clientes.
Logo
abaixo será apresentado o e-mail de Karina para que sejam identificados os
bloqueios que estabeleceu à sua própria criatividade.
Meu
nome é Karina, tenho 35 anos e sou dona de uma loja de artigos para presentes. Escrevo
para vocês na tentativa de que me ajudem a desenvolver algumas ideias para
melhorar o meu negócio. Não sou uma pessoa criativa e acredito se continuar
assim irei perder minha loja. Já explorei todos os tipos de mercadorias para
presentes. Faço tudo direitinho! Minha loja é organizada e todos seguem
rigorosamente as normas. Às vezes até penso em algumas coisas novas, mas tenho
medo de errar. Penso que não sou boa nessas coisas, uso a razão e não arrisco.
Analise
da situação de Karina.
“Faço
tudo direitinho! Minha loja é organizada e todos seguem rigorosamente as
normas.”
Cuidado
com o excesso de normas e regras paralisantes. Você não precisa contar apenas
com seu próprio potencial criativo; uma equipe motivada ajuda bastante.
“Às
vezes até penso em algumas coisas novas, mas tenho medo de errar”.
O
medo de se arriscar e de errar atrapalha o desenvolvimento de novos projetos.
Não se critique tanto e dose o uso da razão e da intuição.
Bloqueios
como os de Karina estão presentes no pensamento de grande parte dos
empreendedores. Para
eliminá-los é preciso primeiro conhecê-los e, a solução implica ações, como
buscar aprendizagem contínua, exercitar a flexibilidade, conhecer outras áreas,
trocar ideias, relaxar, se divertir, enfim, exercitar o processo criativo.
Um
excelente empreendedor deve estar sempre atento às necessidades do mercado:
crie, recrie, invente, inove. Se você encontrou dificuldades faça um exercício
de reflexão e pense nos bloqueios que você pode ter gerado para sua criatividade.
VISÃO CRIATIVA - A PERCEPÇÃO
Eliminados os bloqueios à sua criatividade, é momento de expandir os horizontes. Uma visão criativa significa perceber as necessidades do dia a dia e transformá-las de forma criativa no mercado.
VISÃO
O estímulo à visão criativa reflete a reflexão sobre as ações no meio empreendedor.
PERCEPÇÃO
A percepção das coisas e do mundo ao seu redor torna-se muito importante no desenvolvimento dos seus projetos, que, no entanto a percepção do mundo é diferente para cada um de nós cada pessoa percebe um objeto. Ao adquirir novas informações, a percepção se altera, diversos experimentos com percepção visual demonstram que é possível notar a mudança na percepção ao adquirir novas informações.
A partir do momento em que se adota uma nova postura, uma nova visão das coisas, nossas ideias fluem de forma criativa e inovadora. Utilize sua visão criativa para interpretar o mercado à sua maneira e inovar sempre. Ao adotar uma postura criativa, será capaz de resolver os problemas de uma forma diferente. Podendo encontrar mais fácil ser criativo quando os negócios vão bem, mas, se eles estiverem indo pelo caminho errado, é hora de parar e reflita sobre a empresa.
Sendo de real importância passar a observar seus colaboradores, clientes e produtos. Analise a concorrência e avalie seus erros e acertos. A partir desse principio respire fundo, relaxe e exercite a sua criatividade. Muitas vezes a solução não está dentro do problema, está fora dele, no entanto outras vezes a solução do problema está no problema, mas você só vai conseguir visualizá-la se olhar de forma diferenciada, mudando o paradigma. Para potencializar a criatividade, é preciso ver além do problema/situação “sair da situação” para vê-la em perspectiva.
Se você já tem uma empresa, pode pensar em novas formas de se comunicar com os clientes, apresentar suas mercadorias e, até mesmo fabricar seu produto, pois uma ideia criativa puxa outra e, assim, você estará sempre exercendo sua capacidade criativa e desenvolver a visão criativa sempre ajuda a incrementar os negócios ou a superar as dificuldades.
PROCESSO CRIATIVO
Nota-se que todos são capazes de criar a partir do momento em que superam seus próprios bloqueios.
Logo abaixo passo a passo do processo de criatividade.
O processo da criatividade pode ser dividido em quatro passos básicos.
I. Busca de informações.
II. Transformação das informações em ideias.
III. Avaliação e adequação das ideias.
IV. Prática dessas ideias.
BUSCA DE INFORMAÇOES
No primeiro passo pesquisar constantemente novas informações e recursos. Para isso é fundamental, dentre outros aspectos, manter a flexibilidade, coragem e abertura.
Veja dicas importantes.
· Seja curioso.
· Identifique claramente seu objetivo.
· Tenha ideias aos montes.
· Quebre a rotina.
· Busque informações variadas.
· Não subestime o óbvio.
· Amplie sua visão.
· Descubra ideias que já tem e utilize ideias que já teve.
· Busque novidades e caminhos diferentes.
TRANSFORMAÇÃO DAS INFORMAÇÕES EM IDEIAS
No segundo passo examinar as informações encontradas e transformá-las em novas ideias. Neste momento, são fundamentais a confiança e a autoestima. Confiar nas informações é acreditar no seu potencial criativo.
Veja dicas importantes.
Adapte (mude o contexto).
Imagine (solte a sua imaginação).
Inverta (olhe a ideia pelo avesso).
Considere-a por ângulos diferentes.
Elimine (tire coisas, aspectos).
Conecte (associe, combine dados).
Acrescente (adicione coisas, aspectos).
Compare (crie uma metáfora para sua ideia).
Algumas pessoas podem se julgar confusas de manter suas ideias apenas no plano da imaginação.
AVALIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DAS IDEIAS
No terceiro passo para que as ideias não sejam abandonadas neste momento, é hora de avaliar as ideias geradas pela imaginação e momento de decidir o que se pode fazer com as ideias. Nesta etapa é importante ser suficientemente crítico, o que significa “não ser nem tão rígido nem tão displicente na avaliação e na análise dos dados, de forma a valorizar os aspectos positivos de cada ideia”.
Conheça agora os itens a serem avaliados.
Objeto - Para que serve esta ideia?
Prós - Quais as suas vantagens?
Contras - Quais as suas desvantagens?
Probabilidade - Quais são as chances de êxito?
Revertério - Se falhar, o que se pode aproveitar?
Maturidade - O momento é adequado para lançá-la?
Prazo - De que tempo dispomos para decidir?
Experiência - Já obtive sucesso com ideias semelhantes? Em caso positivo, o êxito anterior poderia me impedir de ver os limites da ideia atual?
PRÁTICA DESSAS IDEIAS
Quarto e último passo do processo em ação vencer os obstáculos, defender suas ideias e colocá-las em prática. O quarto passo é elemento de ligação do processo criativo, pois, ao colocar em prática o resultado do esforço de todos os demais passos deve-se verificar “o que deu certo, o que pode ser melhorado e o que não apresentou o resultado esperado”.
Conheça agora os princípios do quarto passo.
Seja ousado.
Aja.
Trace um plano.
Seja persistente.
Livre-se dos pretextos.
Venda.
Lembre-se sempre que não basta apenas uma visão criativa é necessário avaliar e organizar os processos para viabilizar e colocar em prática as ideias. Superar seus próprios bloqueios faz parte do processo de estimular o potencial criativo, que com certeza ajudará e muito na conquista de clientes e no andamento dos negócios, ou poderá, quem sabe um dia, até mesmo mudar os rumos do seu empreendimento.
Fonte : Sebrae