quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

SIMBOLO DA ADMINISTRAÇÃO E SEU SIGNIFICADO


Símbolo da Administração



O Símbolo da Administração é um emblema formado por setas, ou flechas, e triângulos a partir de um quadrado. Ele tem o significado de meta comum e organização, e representa o Conselho Federal de Administração.

Tendo como base um quadrado, ao dobrar um papel nesse formato, surgem as setas, os triângulos e os quadrados no centro que representam a Administração de Empresas.

As FLECHAS que apontam para o exterior, esquerda e direita, representam as metas e objetivos que devem ser alcançados pelos profissionais da área.

   Já os TRIÂNGULOS, que apontam para o centro, representam o planejamento, a organização, a coordenação, a centralização e os objetivos comuns.


Assim, o símbolo da Administração é um emblema que condensa e expande, representando os valores da profissão e dos profissionais como cidadãos. Os elementos que compõem o símbolo se agrupam em um QUADRADO, figura que representa o equilíbrio, que é essencial nos administradores.



O símbolo da administração de empresas é azul-escuro. O azul simboliza as atividades humanas criadoras, construtivas, bem como está associado à riqueza.

Esse símbolo foi escolhido a partir de um concurso em 1979. Ele foi promovido pelo órgão que regulamenta a ciência da Administração - o CFA - e recebeu propostas de todo o Brasil. 

domingo, 27 de outubro de 2019

A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO

Qual a importância de um profissional elaborar um bom currículo ?  

O profissional que está em busca de uma oportunidade de emprego deve manter-se sempre preparado, tanto para realizar uma boa entrevista, como também para conseguir convencer o entrevistador de que ele realmente é a pessoa certa para preencher a vaga em aberto da empresa na qual está concorrendo. A elaboração de um currículo também é um potencial recurso para atrair a atenção dos recrutadores. Mas não basta apenas montar um currículo, é necessário saber elaborá-lo de maneira estruturada e objetiva.         
Para o currículo influencia no ato da entrevista no mínimo o candidato precisa de qualificação (e da elevação dos níveis de escolaridade) para ter um currículo atraente para o mercado, independente do cargo a ser preenchido, o currículo deve evidenciar as habilidades, conquistas e experiências do candidato, a fim de distingui-lo de uma multidão de outros candidatos. A boa apresentação / aparência visual do currículo pode chamar a atenção dos selecionadores pela simplicidade, elegância sem muito exagero e pela clareza do documento, um outro ponto em enfoque é a objetividade o interesse no currículo , destacar as qualificações que o habilitam a ocupar o cargo em questão, no entanto a linguagem apresentada no currículo torna-se do entanto um ponto chave também , pois é essencial usar frases curtas para não preenche tanto o currículo , pois é cansativo para a pessoas quer fara a leitura.
A ponto o currículo pode influenciar no ato da entrevista é uma porta importante para quem desejar deseja trabalhar, por este motivo que as empresas requerem currículos dos candidatos para as determinadas vagas disponibilizadas. No entanto o currículo é de suma importância que influencia bastante para profissionais serem chamados para a entrevista, pois a parti do currículo que a empresa vai conhecer o candidato sendo que estará presente no currículo suas qualificações, experiências profissionais, cursos de aperfeiçoamento e grau acadêmico.
            Para o currículo influencia no ato da entrevista no mínimo o candidato precisa de qualificação (e da elevação dos níveis de escolaridade) para ter um currículo atraente para o mercado, independente do cargo a ser preenchido, o currículo deve evidenciar as habilidades, conquistas e experiências do candidato, a fim de distingui-lo de uma multidão de outros candidatos. Um outro ponto em enfoque é a objetividade o interesse no currículo , destacar as qualificações que o habilitam a ocupar o cargo em questão, no entanto a linguagem apresentada no currículo torna-se do entanto um ponto chave também , pois é essencial usar frases curtas para não preenche tanto o currículo , pois é cansativo para a pessoas quer fara a leitura.
A ponto o currículo pode influenciar no ato da entrevista é uma porta importante para quem desejar deseja trabalhar, por este motivo que as empresas requerem currículos dos candidatos para as determinadas vagas disponibilizadas. No entanto o currículo é de suma importância que influencia bastante para profissionais serem chamados para a entrevista, pois a parti do currículo que a empresa vai conhecer o candidato sendo que estará presente no currículo suas qualificações, experiências profissionais, cursos de aperfeiçoamento e grau acadêmico.


sexta-feira, 19 de julho de 2019

CONFLITO EMPRESARIAL


CONFLITO EMPRESARIAL


Conflito no contexto empresarial, Robbins (2005, p.373) o define da seguinte maneira: “um processo que tem inicio quando uma das partes percebe que a outra parte afetada ou pode afetar negativamente, que alguma coisa que a primeira considera importante”.

ORIGENS E CAUSAS DOS CONFLITOS

Quando pensamos em negociação, observamos que todas se iniciam a partir de algum tipo de conflito, conforme aponta Martinelli e Almeida (2006). Inicialmente devemos dizer que uma das condições iniciais para haja conflitos é a existência de grupos de pessoas: assim como observamos com a negociação, é necessário que existam grupos e de pessoas se relacionando. Mas em que condições podemos observar mais conflitos? Martinelli e Almeida (2006) e Nascimento e El Sayed (2013), afirma que as principais causas dos conflitos no contexto organizacional e no de negociação são:
                     I.        As experiências de frustração.
                    II.        As diferenças de personalidade entre as pessoas envolvidas.
                   III.        As diferenças quanto ás metas/objetivos.
                  IV.        As diferenças de percepção e informações.
Todas estas serão descritas detalhadamente a seguir:

§  Experiências de frustração: geralmente associadas á incapacidade de atingir metas ou objetivos estabelecidos, especialmente se uma das partes conseguiu atingir a mesma meta, seja por causa de limitações técnicas, pessoais ou comportamentais. As frustrações são uma das principais causa de conflitos em processos de negociação, especialmente aqueles do tipo ganha-perde.

§  Diferenças de personalidade: é uma das causas mais frequentemente utilizadas pelas pessoas para aplicar seus conflitos com outras pessoas. Geralmente as partes envolvidas no conflito alegam que não concordam com algumas posturas ou comportamento da outra parte, ou ainda por considerar que algumas características ou estilo de personalidade do outro são inadequadas. Tais conflitos podem ocorrer em diferentes contextos, especialmente no empresarial.

§  Diferenças quanto ás metas/objetivos: muitas vezes pessoas que compõem uma mesma equipe ou grupo de trabalho podem entrar em conflito por causa da incompatibilidade de metas e objetivos, seja ao longo ou final de uma negociação. Por exemplo, uma parte pode esperar que determinadas metas sejam atingidas, ao passo que a outra parte pode almejar outras metas, totalmente diferentes daqueles esperadas pela primeira parte. Além disso, pode haver também diferenças quanto ás ambições dos envolvidos no processo de negociação acerca de quais alvos devem ser vislumbrados e efetivamente conquistados e atingidos.

§  Diferenças quanto ás percepções ou informações disponibilizadas: cada umas das partes envolvidas no conflito pode enxerga-lo de modo diferentes da outra parte. Da mesma forma que avaliamos o comportamento do outro e essa situação, faz em relação ao nosso comportamento. É uma das causas frequentes de conflitos.



domingo, 5 de maio de 2019

IDEIAS E OPORTUNIDADES



Ideias e oportunidades


Antes de iniciar um negócio ou uma atividade empreendedora, é preciso primeiro identificar uma oportunidade de negócio. Você precisa avaliar se sua ideia pode ser essa oportunidade.

 
Você já pensou se há diferença entre uma ideia e uma oportunidade?
Será que todas as ideias podem ser consideradas oportunidades de negócio?

Uma ideia é algo que se manifesta por inspiração e é espontânea. Está associada à criatividade, à lâmpada da genialidade. Você pode ter várias ideias, mas nem todas podem ser colocadas em prática. Muitas até se concretizam, mas não alcançam sucesso.

Oportunidade é uma ideia trabalhada, analisada, calculada e, se possível, testada, que tem chances de ser realizada com sucesso. Envolve uma análise econômica e financeira de investimentos e de retorno potencial.
Está ligada à possibilidade de transformar a ideia em negócios, obtendo lucro como retorno.

MOMENTO DE REFLEXÃO

Reflita e avalie se algumas de suas ideias podem se transformar em uma oportunidade de negócio.  Pensando nas seguintes perguntas:
Existem clientes que pagam para adquirir estes produtos?
 Quais os riscos deste negócio não dar certo? Quanto custa?
 Estes produtos são fáceis de serem produzidos e vendidos?

 Após o levantamento das ideias, você deve seguir algumas etapas antes de planejar a abertura da sua empresa. Verifique a seguir a primeira delas em seguidas as demais.

 Etapa 1: Identificar a oportunidade


Inicialmente, as ideias surgem, e você deverá analisar quais são seus atributos, aspectos que representam uma oportunidade de negócio, ou seja, possibilitam retorno financeiro.

 Este é o momento do empreendedor se perguntar, refletir e avaliar:
          O que gosto de fazer?
          Quais são as áreas de atuação que me agradam?
          Quais os meus pontos fortes?
          O que sei fazer?
          Que cursos já realizei?
          Tenho a formação específica necessária para atuar nessa área?
          Que aspectos representam em mim um diferencial competitivo?
          O que já tenho para iniciar o negócio?
          Qual o meu tempo disponível?
          Que recursos financeiros possuo ou poderei obter?
          Quais as possíveis fontes de recursos?
          Disponho de outros recursos necessários, como: local, equipamentos, produtos ou técnicas de produção, pessoas para trabalhar em conjunto?

 Avaliar previamente as oportunidades:

 É essencial avaliar se o ambiente favorece o negócio:
          O que eu vejo que o mercado precisa?
          O que eu percebo que falta, ou que já existe, mas é insuficiente ou mal atendido pelo   mercado atualmente?

Etapa 2: Avaliar previamente as oportunidades

No item anterior foram descritos algumas perguntas que seguem os aspectos relacionados às suas características pessoais, às necessidades e expectativas do mercado e aos recursos disponíveis.
Nesta segunda etapa é preciso a necessidade de conhecer detalhadamente o cenário no qual o mercado ao qual está se pretendo se inserir. Dentre dos aspectos é preciso uma avaliação ou seja avaliar :

Concorrência

 Pesquise e analise o máximo de informações sobre a concorrência:

 Imagem relacionada
          Quem são os concorrentes?
          Quantos são?
          Onde estão localizados?
          Por que são fortes no mercado?
          Quais são os diferenciais competitivos que eles oferecem?

 Fornecedores

Pesquise e avalie o máximo de informações sobre os fornecedores:
 Resultado de imagem para imagem fornecedor
          Quem serão seus fornecedores?
          Onde estão localizados?
          Exigem lotes mínimos de compra?
          Quais são as responsabilidades assumidas por tais empresas pela qualidade dos produtos e/ou serviços prestados?

 Colaboradores

 Pesquise e avalie, o máximo de informações sobre os colaboradores:

 Resultado de imagem para imagem colaboradores
          Quantas pessoas deverão trabalhar na empresa, e em quais funções?
          Que conhecimentos e habilidades serão necessários para o bom desempenho de cada função?
          Há mão de obra qualificada na região?
          Qual o custo?

 Necessidades e expectativas do público-alvo

 Pesquise e avalie as necessidades e expectativas do mercado:

 
  Que público pretende atingir?
          Quais as suas características?
          O que levaria os clientes a comprar seus produtos e serviços?
          Quais os fatores decisivos para a compra?
          O que os clientes desse negócio esperam?

 Estratégia inicial para o negócio

Após a análise de cada um desses fatores, é chegada a hora de decidir as estratégias iniciais do negócio:

 
          Como será feita a venda do produto?
          Como será a divulgação?
          Como serão as entregas?
          Que investimento isso representa?

Com as informações, já adquiridas e anotadas deve-se preparar para decidir sobre o negócio que ira abrir e então em seguida começar a realizar o planejamento.

Fonte: SEBRAE


  Congresso aprova Orçamento com salário mínimo de R$1.320 para 2023 Um dia após a promulgação da chamada Proposta de Emenda á Constituiçã...