VEJA 10 DICAS PARA MANTER O NEGÓCIO ATIVO E
LUCRATIVO
Enquanto
grandes marcas e empresas buscam adequar seus produtos e tecnologias para
consumidores cada vez mais exigentes, há uma parte que ainda busca atualização
das suas ferramentas de trabalho para não ficar no prejuízo.
São
donos de restaurantes, confeitarias, lojas de roupas, farmácias, salões de
beleza e oficinas mecânicas, que precisam ter um diferencial para fidelizar
este cliente que agora movimenta o comércio próximo da sua residência.
Atualmente, o país conta com
aproximadamente 17 milhões de pequenos negócios e 70% deles passaram a utilizar
os serviços da internet. A pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a
Fundação Getulio Vargas (FGV), apontou a digitalização das atividades como a
grande oportunidade de reduzir o impacto nos rendimentos.
A cada dez empresas, pelo menos sete já
atuam nas redes sociais ou aplicativos para melhorar o faturamento. De olho
nessa necessidade de mercado, as cidades inteligentes da Planet Smart City,
como a Smart City Laguna, que foi construída do zero no Brasil, disponibiliza
uma consultoria estratégica para que o comércio local siga crescendo e
atendendo as exigências dos moradores. Confira a seguir as dicas separadas
pela consultora e mentora de novos negócios Romênia Matos para alavancar
a sua empresa, seja ela pequena ou média.
10 DICAS PARA MANTER O NEGÓCIO ATIVO E LUCRATIVO
1 – CRIE UM PLANO DE NEGÓCIO
2 – CALCULE CUSTOS E CONTAS A RECEBER
3 – CONHEÇA O PERFIL DO CLIENTE
4 –
SAIBA PRECIFICAR SEU PRODUTO OU SERVIÇO
5 –
GERENCIE BEM O ESTOQUE
6 –
OFEREÇA DESCONTOS COM SABEDORIA
7 –
FIQUE DE OLHO NA CONCORRÊNCIA
8 – APOSTE NO INSTAGRAM
9 – USE O WHATSAPP BUSINESS
10 – INVISTA (CADA VEZ MAIS) NAS VENDAS ONLINE
E agora vamos para as especificações de ambas as dicas
1 – CRIE UM PLANO DE NEGÓCIO
É fundamental conhecer em detalhes todos os processos
relacionados ao seu negócio, suas finanças, fornecedores, as entradas de
matéria-prima e saída de produtos. Para saber e controlar tudo isso é preciso
elaborar um plano de negócios, a fim de mapear oportunidades, atingir
novos clientes, investimentos e possíveis parceiros e fornecedores.
2 –
CALCULE CUSTOS E CONTAS A RECEBER
Para que a sua empresa seja mais lucrativa, é preciso ficar de olho nos
custos fixos, para que não ultrapassem o tamanho do negócio. Se os gastos
estiverem elevados demais em relação à capacidade financeira, você vai consumir
a sua margem de lucro.
As contas a receber também devem ser sempre conferidas. “É possível que
grande parte da sua margem de lucro esteja acumulada no crédito concedido a
clientes ou em valores que serão repassados futuramente”, alerta a consultora.
3 –
CONHEÇA O PERFIL DO CLIENTE
Após compreender os processos financeiros e os custos da sua empresa, é
necessário investigar o perfil do cliente, bem como sua faixa etária, costumes
e necessidades, para entender quais são os melhores canais para se comunicar e
saber os produtos e serviços que ele precisa.
4 –
SAIBA PRECIFICAR SEU PRODUTO OU SERVIÇO
Colocar o valor errado no seu produto ou serviço pode reduzir a margem
de lucro do seu negócio. Por isso é tão importante conhecer os custos fixos.
Com essas informações e o que descobriu sobre o seu cliente é possível
identificar se há espaço para aumentar os preços que pratica ou criar
campanhas promocionais e descontos.
5 –
GERENCIE BEM O ESTOQUE
Para equilibrar o seu estoque, avalie quais produtos têm maior procura e
aqueles que têm baixa demanda. Com isso, será possível adequar as vendas e as
compras para manter o lucro e não perder dinheiro com itens acumulados ou
fora do prazo de validade.
6 –
OFEREÇA DESCONTOS COM SABEDORIA
A estratégia de descontos nos produtos não pode ser feita de forma
aleatória. “As vendas ficam aquecidas porque os descontos foram estipulados de
forma arbitrária, mas o preço final dos produtos não alcançam os custos e isso
desequilibra o caixa”, diz Romênia. Por isso, estude bastante antes de oferecer
descontos aos seus clientes.
7 –
FIQUE DE OLHO NA CONCORRÊNCIA
“Em um mercado competitivo, saber identificar e acompanhar a
concorrência é questão de sobrevivência”, sublinha a consultora de
negócios. Mas, para reconhecê-la, antes de tudo é preciso conhecer as
características da sua própria empresa, como os produtos ou serviços que
comercializa, definir o seu negócio, sua capacidade de atendimento e locais de
atuação.
Para isso, vale fazer duas perguntas: “Quem é seu concorrente direto?”.
Aquele que vende os mesmos produtos para o mesmo cliente, com a mesma faixa de
preço. “Quem é seu concorrente indireto?”. Aquele que não vende os mesmos
produtos, mas atinge seu público-alvo com uma estratégia clara de substituição
de produto.
8 –
APOSTE NO INSTAGRAM
O Instagram
é uma rede dinâmica e visual, o que permite interagir em tempo real com seus
clientes, já que eles visualizam seus produtos na hora que você posta uma
imagem ou vídeo. “Crie uma BIO atraente, coloque uma boa foto ou logo, otimize
seu nome, seja objetivo com o seu produto deixando claro o que vende, insira um
link mostrando que você tem a solução, adicione botões de ação, telefone de
contato, Whatsapp, localização e crie destaque relevantes com ícones. “Crie
conteúdos relevantes, lembrando que pessoas se conectam com pessoas e não
apenas produtos”, diz Romênia.
9 – USE O WHATSAPP BUSINESS
É uma ferramenta gratuita e essencial nos tempos atuais. Primeiro,
invista em sua identidade visual. Assim, quando alguém chegar em suas redes
sociais ou Whatsapp, já saberá logo de cara que se trata de sua marca ou
produto. Faça um perfil comercial, crie catálogos (portfólio dos produtos),
deixe mensagens de saudações (Olá, tudo bem? Seja bem vindo à nossa
loja! Estamos em atendimento, assim que possível retornaremos ao seu
contato). E, quando não puder responder, crie uma mensagem automática
avisando.
10 –
INVISTA (CADA VEZ MAIS) NAS VENDAS ONLINE
Com a pandemia, muitos negócios sobreviveram graças às vendas online e
delivery. “É uma tendência sem volta”, afirma Romênia Matos. Portanto, vale
aperfeiçoar cada vez mais os canais online e as redes sociais, mantendo uma boa
estrutura de resposta e entrega, para turbinar as vendas, garantir os lucros e
a perenidade do seu negócio.
Fonte: JB noticias
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