terça-feira, 10 de julho de 2018

ANÁLISE SWOT

ANÁLISE SWOT


Ao longo de sua própria carreira como administrador  você utilizará muitas vezes uma abordagem conhecida por Análise SWOT, criada pelos professores da Harvard Business School Kenneth Andrews e Roland Christensen. SWOT é uma sigla formada pelos termos:

Strengths – Forças
Weaknesses – Fraquezas
Opportunities Oportunidades
Threats – Ameaças



Essa metodologia se baseia no estudo dos ambientes interno e externo da organização, e fornece ao administrador importantes subsídios para o delineamento das estratégias organizacionais.

EXPLICANDO INDIVIDUALMENTE CADA UMA DESSAS VARIÁVEIS

FORÇAS – AMBIENTE INTERNO

É tudo aquilo que é possível de gerenciar e controlar, dentro da própria empresa ou seja ambiente interno ( dentro da empresa). E pode ser usado como uma força que traga algum tipo de vantagem ou benefício para o negócio.
Para facilitar o entendimento, vamos citar alguns exemplos de Forças utilizando como base uma cervejaria fictícia:
  1. Processo de distribuição eficiente – A empresa consegue entregar as suas cervejas na maioria dos pontos de venda sem perder prazo ou ter um custo alto com isso. É um processo barato, inteligente e eficiente, que pode ser escalado.
  2. Equipe engajada e altamente satisfeita – É uma equipe que consegue superar desafios e ainda veste a camisa do negócio, sempre arranjando soluções para os problemas que vão surgindo no dia a dia. A cultura é algo tão forte que mesmo novos empregados são imediatamente conquistados por ela.
FRAQUEZAS – AMBIENTE INTERNO

Segue a mesma lógica das Forças então é tudo aquilo que, possível de ser gerenciado e controlado na própria empresa, acaba prejudicando o negócio e trazendo desvantagens. Ambiente interno ( dentro da empresa).
Seguindo no exemplo da cervejaria:
  1. Custo elevado da matéria prima – Para fazer um produto com qualidade, a empresa gasta muito dinheiro com matéria prima importada e de alta qualidade, o que acaba aumentando consideravelmente os custos do negócio.
  2. Campanhas de Marketing ineficientes – A cervejaria não consegue entrar em novos pontos de venda porque suas campanhas de marketing não conseguem atingir novos públicos. Além disso, a empresa também não sabe alocar bem os recursos para as campanhas, gerando um desperdício.
Para reforçar, tanto as Forças quanto as Fraquezas podem ser gerenciadas e controladas, o que significa que:
  • Forças podem ser otimizadas e potencializadas
  • Fraquezas podem ter seu impacto diminuído ou serem até removidas
OPORTUNIDADES – AMBIENTE EXTERNO

São fatores externos e fora do controle da empresa que, de alguma forma, podem trazer benefícios e vantagens para a mesma.
Dessa vez vamos utilizar um outro tipo de empresa, uma floricultura que acabou de abrir, para entender através de exemplos:
  1. Mercado em crescimento – Devido a uma pesquisa divulgada recentemente, negócios como a floricultura apresentam um crescimento devido ao aumento do interesse por parte do mercado.
  2. Programa de incentivo do governo – O governo pretende lançar um novo incentivo fiscal a empresas que se enquadrem em suas novas diretrizes e a floricultura está enquadrada por esses parâmetros.
AMEAÇAS – AMBIENTE EXTERNO

São fatores externos e fora do controle da empresa que, diferente das oportunidades, afetam negativamente o negócio, trazendo problemas e desvantagens para a empresa.
No caso da Floricultura:
  1. Pragas agrícolas – Uma nova peste pode surgir e tornar escasso os produtos que a floricultura vende, aumentando seus custos e seus preços para os clientes finais, além da escassez de matéria prima também deixar faltar produtos.
  2. Competidores antigos – A floricultura, por ser um novo negócio, pode acabar sofrendo por não ter uma base de clientes leais e ter que construir isso do zero, já que existem concorrentes que existem a mais tempo com clientes fidelizados.
É possível ver nos exemplos que Oportunidades e Ameaças podem ser tanto pontuais como uma nova lei ou o crescimento do mercado, quanto algo recorrente, como as forças da natureza. Diferente do ambiente interno, oportunidades e ameaças não podem ser controladas, o que significa:
  • Oportunidades devem ser aproveitadas
  • Ameaças devem ser evitadas ou a empresa deve se proteger delas
PARA QUE SERVE ESTE MÉTODO?

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada por vários gestores na hora de fazer qualquer tipo de planejamento. Alguns exemplos de como ela pode ser utilizada:

        I.            LANÇAMENTO DE PRODUTO OU SERVIÇO: Na hora de montar uma estratégia para lançar um novo produto ou serviço.

      II.            TOMADA DE DECISÃO: Muitas vezes é preciso entender a situação atual do negócio antes de tomar uma decisão que possa impactar toda a organização.

   III.            PRIORIZAR PLANOS DE AÇÃO: Uma empresa é um organismo vivo e, para esse sistema funcionar, é preciso fazer as coisas necessárias nas horas certas.

Embora esses sejam alguns dos usos da análise SWOT, onde ela é mais utilizada é na hora de fazer o Planejamento Estratégico de um negócio. De tanto ser utilizada para esse fim, fazer uma análise SWOT é etapa essencial na hora de fazer o Planejamento Estratégico é de onde o gestor vai tirar os principais insumos na hora de pensar a estratégia da empresa.




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