ANÁLISE SWOT
Ao longo de sua própria carreira como administrador você utilizará muitas vezes uma abordagem conhecida por Análise SWOT, criada pelos professores da Harvard Business School Kenneth Andrews e Roland Christensen. SWOT é uma sigla formada pelos termos:
Strengths – Forças
Weaknesses – Fraquezas
Opportunities – Oportunidades
Threats – Ameaças
Essa metodologia se baseia no
estudo dos ambientes interno e externo da organização, e fornece ao
administrador importantes subsídios para o delineamento das estratégias
organizacionais.
EXPLICANDO INDIVIDUALMENTE CADA UMA DESSAS VARIÁVEIS
FORÇAS – AMBIENTE INTERNO
É tudo aquilo que é possível de
gerenciar e controlar, dentro da própria empresa ou seja ambiente interno (
dentro da empresa). E pode ser usado como uma força que traga algum tipo de
vantagem ou benefício para o negócio.
Para facilitar o entendimento,
vamos citar alguns exemplos de Forças utilizando como base uma cervejaria
fictícia:
- Processo de distribuição
eficiente – A empresa consegue entregar as suas
cervejas na maioria dos pontos de venda sem perder prazo ou ter um custo
alto com isso. É um processo barato, inteligente e eficiente, que pode ser
escalado.
- Equipe engajada e altamente
satisfeita – É uma equipe que consegue superar
desafios e ainda veste a camisa do negócio, sempre arranjando soluções
para os problemas que vão surgindo no dia a dia. A cultura é algo tão
forte que mesmo novos empregados são imediatamente conquistados por ela.
FRAQUEZAS –
AMBIENTE INTERNO
Segue a mesma lógica das Forças
então é tudo aquilo que, possível de ser gerenciado e controlado na própria
empresa, acaba prejudicando o negócio e trazendo desvantagens. Ambiente interno
( dentro da empresa).
Seguindo no exemplo da
cervejaria:
- Custo elevado da matéria prima – Para
fazer um produto com qualidade, a empresa gasta muito dinheiro com matéria
prima importada e de alta qualidade, o que acaba aumentando
consideravelmente os custos do negócio.
- Campanhas de Marketing
ineficientes – A cervejaria não consegue entrar em novos
pontos de venda porque suas campanhas de marketing não conseguem atingir
novos públicos. Além disso, a empresa também não sabe alocar bem os
recursos para as campanhas, gerando um desperdício.
Para reforçar, tanto as Forças
quanto as Fraquezas podem ser gerenciadas e controladas, o que significa que:
- Forças podem ser otimizadas e
potencializadas
- Fraquezas podem ter seu impacto diminuído
ou serem até removidas
OPORTUNIDADES –
AMBIENTE EXTERNO
São fatores externos e fora do
controle da empresa que, de alguma forma, podem trazer benefícios e vantagens
para a mesma.
Dessa vez vamos utilizar um
outro tipo de empresa, uma floricultura que acabou de abrir, para entender
através de exemplos:
- Mercado em crescimento –
Devido a uma pesquisa divulgada recentemente, negócios como a floricultura
apresentam um crescimento devido ao aumento do interesse por parte do
mercado.
- Programa de incentivo do governo –
O governo pretende lançar um novo incentivo fiscal a empresas que se
enquadrem em suas novas diretrizes e a floricultura está enquadrada por
esses parâmetros.
AMEAÇAS –
AMBIENTE EXTERNO
São fatores externos e fora do
controle da empresa que, diferente das oportunidades, afetam negativamente o
negócio, trazendo problemas e desvantagens para a empresa.
No caso da Floricultura:
- Pragas agrícolas –
Uma nova peste pode surgir e tornar escasso os produtos que a floricultura
vende, aumentando seus custos e seus preços para os clientes finais, além
da escassez de matéria prima também deixar faltar produtos.
- Competidores antigos –
A floricultura, por ser um novo negócio, pode acabar sofrendo por não ter
uma base de clientes leais e ter que construir isso do zero, já que
existem concorrentes que existem a mais tempo com clientes fidelizados.
É possível ver nos exemplos que
Oportunidades e Ameaças podem ser tanto pontuais como uma nova lei ou o
crescimento do mercado, quanto algo recorrente, como as forças da natureza.
Diferente do ambiente interno, oportunidades e ameaças não podem ser
controladas, o que significa:
- Oportunidades devem ser aproveitadas
- Ameaças devem ser evitadas ou a empresa
deve se proteger delas
PARA QUE
SERVE ESTE MÉTODO?
A
Análise SWOT é uma ferramenta utilizada por vários gestores na hora de fazer
qualquer tipo de planejamento. Alguns exemplos de como ela pode ser utilizada:
I.
LANÇAMENTO DE PRODUTO OU SERVIÇO: Na hora de montar uma estratégia para lançar um novo produto
ou serviço.
II.
TOMADA DE DECISÃO: Muitas vezes é preciso entender a situação atual do negócio
antes de tomar uma decisão que possa impactar toda a organização.
III.
PRIORIZAR PLANOS DE AÇÃO: Uma empresa é um organismo vivo e, para esse sistema
funcionar, é preciso fazer as coisas necessárias nas horas certas.
Embora
esses sejam alguns dos usos da análise SWOT, onde ela é mais utilizada é na
hora de fazer o Planejamento Estratégico de um negócio. De tanto ser utilizada
para esse fim, fazer uma análise SWOT é etapa essencial na hora de fazer o
Planejamento Estratégico é de onde o gestor vai tirar os principais insumos na
hora de pensar a estratégia da empresa.
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