domingo, 8 de julho de 2018

HABILIDADES PESSOAIS PARA O FUTURO ADMINISTRADOR


DICAS  DE LEANDRO VIERA CUJO  LIVRO SEU  FUTURO  EM  ADMINISTRAÇÃO   


H A B I L I D A D E S  P E S S O A I S  E S S E N C I A I S  PAR A  O  F U T U R O

A D M I N I S T R ADOR

Independência

Você deve estar apto a caminhar com os próprios pés, saber buscar informações e, inclusive, ter  para pedir ajuda quando necessário. Não fique pensando que o bom administrador é uma espécie de super-homem imbatível, que tem todas as respostas. Negativo. 


Nunca teremos todas as respostas, mas também nunca devemos nos dar por satisfeitos por não tê-las.

Capacidade de trabalhar com outras pessoas

 Inevitavelmente, independente do porte da organização, você irá trabalhar com outras pessoas. Fato. 

Saber lidar com os demais, aceitar suas particularidades, controlar o próprio gênio, independentemente de exercer o papel de líder em um grupo (falarei sobre liderança mais adiante, não se preocupe), são questões fundamentais para seu sucesso como administrador.

Automotivação

 É fundamental que você não fique esperando estímulos externos para fazer o que tem de fazer. Espero não me tornar repetitivo, mas vou sempre lembrá-lo de que você está no comando de seu destino.


O profissional automotivado sempre vai além do que lhe é solicitado – e ele não faz isso para agradar a alguém. Na verdade, ele tem a necessidade de agradar, primeiramente, a si mesmo. O resto é consequência.

Ser organizado

Ser organizado significa ter a mente organizada, ter a capacidade de entender como as coisas funcionam, saber dividir tarefas complexas em etapas simples e gerenciar bem o tempo para conseguir dar conta de tudo.



Habilidade de trabalhar com incertezas e mudanças

Devido aos diversos momentos turbulentos de nossa história, aprendemos a lidar relativamente bem com crises, mudanças e outras intempéries. Esteja sempre aberto e preparado para as mudanças.



 Essas características são muito valorizadas por empregadores, além de serem essenciais para quem quer estar à frente de um negócio próprio.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

CRIATIVIDADE

CRIATIVIDADE


Fique conosco e descubra como você, que já possui ou pretende abrir um negócio, pode despertar seu potencial criativo para inovar no mercado. Muitas pessoas acreditam que a criatividade é um dom de poucos, todos são capazes de desenvolver a capacidade criativa.

Afinal o que é criatividade?

CRIATIVIDADE origem da palavra: Termo grego: greer = fazer, produzir. Termo latino: creare = produzir, fazer crescer. Significado: capacidade criadora; aptidão para formular ideias inovadoras; originalidade; engenho.
No entanto todos tem a habilidade de encontrar saídas para os problemas, procurar maneiras novas de executar atividades, porém o estresse e as dificuldades do dia a dia minam a criatividade das pessoas e é difícil fugir do lugar comum, mas criatividade é o caminho mental percorrido para descobrir novas relações entre as coisas. O pensamento criativo supõe uma atitude, uma perspectiva que leva as pessoas a procurar ideias, manipular conhecimentos e experiências.
Pode-se dividir a palavra criatividade em duas partes:

Criar + Atividade.
Que se refere a Processo dinâmico, ou seja,  → Movimento.
            
No mínimo é primordial o movimento para surgir à criatividade, ou seja, agir de maneira positiva, pois que uma conduta criativa permite transformar, adaptar e complementar os serviços já executados.

O PODER DA MENTE CRIATIVA

É a partir da análise de cada situação que surge a inspiração de criar algo, verifica-se que a análise, avaliação e combinação de fatores é função da poderosa e incrível “máquina” que é o nosso cérebro.
O cérebro divide-se em dois hemisférios e a cada um deles é atribuído o desenvolvimento de diferentes competências.

Características do Hemisfério Esquerdo – Analítico. Lógica, listas, números, Referência Linear, lógica, sequências e análises.
Características do Hemisfério Direito – Intuitivo, paixão, coração, descrições sensoriais, analogias, palavras “fortes”, imagens e Cor.

A criatividade mobiliza bastante o lado direito do cérebro, mas também necessita das habilidades do lado esquerdo.  Pessoas nas quais predomina a atividade do lado esquerdo do cérebro agem sempre de forma mais analítica e, se não estimularem seu hemisfério direito, tendem a perder chances de ter novas ideias, aceitá-las ou valorizá-las. Já aquelas quem têm essa predominância do lado direito agem sempre de forma mais intuitiva e, se não buscarem em algum momento a ajuda do lado esquerdo do cérebro, podem agir sem uma análise adequada da situação e desperdiçar ideias criativas. Na maioria das pessoas, há uma preponderância do hemisfério esquerdo do cérebro sobre o direito, embora isso não seja uma regra.



Procure estimular sempre seu pensamento, seguindo caminhos criativos para solucionar as questões do dia a dia. Aproveite para estimular aquilo que você possui de mais precioso: o seu cérebro.

BLOQUEADORES DE CRIATIVIDADE

Todos são capazes de desenvolver a sua criatividade, no entanto também a capacidade de bloqueá-la. O importante é que todos podem desenvolver seu potencial criativo e cada um vai ser criativo do seu jeito.
Assim como despertamos nossa criatividade, também podemos bloqueá-la. Analise as situações propostas e identifique os pensamentos que podem desbloquear sua criatividade.

1. Seu chefe lhe pediu para ajudar a criar uma promoção para esvaziar o estoque de chinelos da loja. Qual opção representa um desbloqueio à sua criatividade?
a) Chinelos? Isso não vai dar certo... Que roubada.
b) Que interessante... é uma boa oportunidade.

2. Sua loja de balas vai mal. Um colaborador sugeriu se fantasiar de urso para brincar com as crianças na porta da loja e, possivelmente, aumentar as vendas. Qual opção representa um desbloqueio à sua criatividade?
a) Vendo balas, mas meu negócio é sério.
b) Isso pode dar certo, pois as crianças são nossos principais clientes.

Logo abaixo será apresentado o e-mail de Karina para que sejam identificados os bloqueios que estabeleceu à sua própria criatividade.
Meu nome é Karina, tenho 35 anos e sou dona de uma loja de artigos para presentes. Escrevo para vocês na tentativa de que me ajudem a desenvolver algumas ideias para melhorar o meu negócio. Não sou uma pessoa criativa e acredito se continuar assim irei perder minha loja. Já explorei todos os tipos de mercadorias para presentes. Faço tudo direitinho! Minha loja é organizada e todos seguem rigorosamente as normas. Às vezes até penso em algumas coisas novas, mas tenho medo de errar. Penso que não sou boa nessas coisas, uso a razão e não arrisco.

Analise da situação de Karina.

“Faço tudo direitinho! Minha loja é organizada e todos seguem rigorosamente as normas.”

Cuidado com o excesso de normas e regras paralisantes. Você não precisa contar apenas com seu próprio potencial criativo; uma equipe motivada ajuda bastante.

“Às vezes até penso em algumas coisas novas, mas tenho medo de errar”.

O medo de se arriscar e de errar atrapalha o desenvolvimento de novos projetos. Não se critique tanto e dose o uso da razão e da intuição.

Bloqueios como os de Karina estão presentes no pensamento de grande parte dos empreendedores. Para eliminá-los é preciso primeiro conhecê-los e, a solução implica ações, como buscar aprendizagem contínua, exercitar a flexibilidade, conhecer outras áreas, trocar ideias, relaxar, se divertir, enfim, exercitar o processo criativo.



Um excelente empreendedor deve estar sempre atento às necessidades do mercado: crie, recrie, invente, inove. Se você encontrou dificuldades faça um exercício de reflexão e pense nos bloqueios que você pode ter gerado para sua criatividade.

VISÃO CRIATIVA - A PERCEPÇÃO

Eliminados os bloqueios à sua criatividade, é momento de expandir os horizontes. Uma visão criativa significa perceber as necessidades do dia a dia e transformá-las de forma criativa no mercado.

VISÃO

O estímulo à visão criativa reflete a reflexão sobre as ações no meio empreendedor.

PERCEPÇÃO

A percepção das coisas e do mundo ao seu redor torna-se muito importante no desenvolvimento dos seus projetos, que, no entanto a percepção do mundo é diferente para cada um de nós cada pessoa percebe um objeto.  Ao adquirir novas informações, a percepção se altera, diversos experimentos com percepção visual demonstram que é possível notar a mudança na percepção ao adquirir novas informações.
A partir do momento em que se adota uma nova postura, uma nova visão das coisas, nossas ideias fluem de forma criativa e inovadora. Utilize sua visão criativa para interpretar o mercado à sua maneira e inovar sempre. Ao adotar uma postura criativa, será capaz de resolver os problemas de uma forma diferente. Podendo encontrar mais fácil ser criativo quando os negócios vão bem, mas, se eles estiverem indo pelo caminho errado, é hora de parar e reflita sobre a empresa.
Sendo de real importância passar a observar seus colaboradores, clientes e produtos. Analise a concorrência e avalie seus erros e acertos. A partir desse principio respire fundo, relaxe e exercite a sua criatividade. Muitas vezes a solução não está dentro do problema, está fora dele, no entanto outras vezes a solução do problema está no problema, mas você só vai conseguir visualizá-la se olhar de forma diferenciada, mudando o paradigma. Para potencializar a criatividade, é preciso ver além do problema/situação “sair da situação” para vê-la em perspectiva.
Se você já tem uma empresa, pode pensar em novas formas de se comunicar com os clientes, apresentar suas mercadorias e, até mesmo fabricar seu produto, pois uma ideia criativa puxa outra e, assim, você estará sempre exercendo sua capacidade criativa e desenvolver a visão criativa sempre ajuda a incrementar os negócios ou a superar as dificuldades.

PROCESSO CRIATIVO

Nota-se que todos são capazes de criar a partir do momento em que superam seus próprios bloqueios.
Logo abaixo passo a passo do processo de criatividade.
O processo da criatividade pode ser dividido em quatro passos básicos.
                               I.            Busca de informações.
                            II.            Transformação das informações em ideias.
                         III.            Avaliação e adequação das ideias.
                         IV.            Prática dessas ideias.

BUSCA DE INFORMAÇOES

No primeiro passo  pesquisar constantemente novas informações e recursos. Para isso é fundamental, dentre outros aspectos, manter a flexibilidade, coragem e abertura.
Veja dicas importantes.
· Seja curioso.
· Identifique claramente seu objetivo.
· Tenha ideias aos montes.
· Quebre a rotina.
· Busque informações variadas.
· Não subestime o óbvio.
· Amplie sua visão.
· Descubra ideias que já tem e utilize ideias que já teve.
· Busque novidades e caminhos diferentes.

TRANSFORMAÇÃO DAS INFORMAÇÕES EM IDEIAS

No segundo passo examinar as informações encontradas e transformá-las em novas ideias. Neste momento, são fundamentais a confiança e a autoestima. Confiar nas informações é acreditar no seu potencial criativo.
Veja dicas importantes.
 Adapte (mude o contexto).
Imagine (solte a sua imaginação).
Inverta (olhe a ideia pelo avesso).
Considere-a por ângulos diferentes.
Elimine (tire coisas, aspectos).
Conecte (associe, combine dados).
Acrescente (adicione coisas, aspectos).
Compare (crie uma metáfora para sua ideia).
Algumas pessoas podem se julgar confusas de manter suas ideias apenas no plano da imaginação.

AVALIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DAS IDEIAS

No terceiro passo para que as ideias não sejam abandonadas neste momento, é hora de avaliar as ideias geradas pela imaginação e momento de decidir o que se pode fazer com as ideias.  Nesta etapa é importante ser suficientemente crítico, o que significa “não ser nem tão rígido nem tão displicente na avaliação e na análise dos dados, de forma a valorizar os aspectos positivos de cada ideia”.
Conheça agora os itens a serem avaliados.
Objeto - Para que serve esta ideia?
Prós - Quais as suas vantagens?
 Contras - Quais as suas desvantagens?
Probabilidade - Quais são as chances de êxito?
Revertério - Se falhar, o que se pode aproveitar?
Maturidade - O momento é adequado para lançá-la?
Prazo - De que tempo dispomos para decidir?
Experiência - Já obtive sucesso com ideias semelhantes? Em caso positivo, o êxito anterior poderia me impedir de ver os limites da ideia atual?

PRÁTICA DESSAS IDEIAS

Quarto e último passo do processo em ação vencer os obstáculos, defender suas ideias e colocá-las em prática. O quarto passo é elemento de ligação do processo criativo, pois, ao colocar em prática o resultado do esforço de todos os demais passos deve-se verificar “o que deu certo, o que pode ser melhorado e o que não apresentou o resultado esperado”.
Conheça agora os princípios do quarto passo.
Seja ousado.
 Aja.
Trace um plano.
Seja persistente.
Livre-se dos pretextos.
Venda.
Lembre-se sempre que não basta apenas uma visão criativa é necessário avaliar e organizar os processos para viabilizar e colocar em prática as ideias. Superar seus próprios bloqueios faz parte do processo de estimular o potencial criativo, que com certeza ajudará e muito na conquista de clientes e no andamento dos negócios, ou poderá, quem sabe um dia, até mesmo mudar os rumos do seu empreendimento.

Fonte : Sebrae 



segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

POSSIBILIDADE DE NEGÓCIO E EMPREGO AO MESMO TEMPO

É POSSÍVEL TER UM  NEGÓCIO E UM EMPREGO AO MESMO TEMPO?

Cumprir jornada dupla exige responsabilidade, entrega e dedicação acima da média. O lado positivo é que as despesas pessoais podem continuar sendo cobertas pelo salário e os impactos causados por um eventual fracasso são amenizados. Alguns especialistas acreditam que este é o melhor método para assumir o risco de empreender. Se é o que você pretende fazer, essas são as recomendações do coach Ben Arment, autor do livro Viva o Ano dos Seus Sonhos.
Segue abaixo as recomendações 
1.      Avise a família e os amigos
2.      Separe períodos fixos na agenda
3.      Trace metas diárias
4.      Busque um sócio ou funcionário

AVISE A FAMÍLIA E OS AMIGOS
É certo que será preciso sacrificar boa parte do seu tempo livre. Peça a compreensão da família ou de quem mais conviver na mesma casa que você. Aperfeiçoar o tempo demanda concentração absoluta.

SEPARE PERÍODOS FIXOS NA AGENDA
Use o tempo que tiver disponível — pode ser meia hora do horário de almoço, o período noturno ou os finais de semana. O importante é fazer um pouco a cada dia, mesmo que comece devagar. Cabe aqui um alerta: quem ainda tem um emprego não deve ficar resolvendo assuntos do negócio próprio durante o expediente. Isso seria antiprofissional. E  se a desempenho cair, as chances de ser demitido vão aumentar.

TRACE METAS DIÁRIAS PARA VOCÊ MESMO
Como não haverá muito tempo para cuidar do projeto, todo dia deve trazer um passo importante, mesmo que pequeno: organize papéis, faça contatos, agende brainstormings. “Se você encarar o negócio apenas como hobby ou um eterno complemento de renda, seu impacto será sempre pequeno. E vai parecer que está começando do zero todas as vezes que procurar cliente novo”, diz Arment no livro.

BUSQUE UM SÓCIO OU FUNCIONÁRIO
Avalie se é o caso de ter mais alguém para compartilhar a jornada. “Duas pessoas no comando dividem habilidades, debatem alternativas e podem ter mais motivação para dar sequência às atividades do dia a dia”, afirma Arment.
     Em breve contexto é possível sim trabalhar e ergue o próprio negocio.  No entanto é de real importância à atenção necessária em ambas as partes. 

 6 PASSOS PARA INICIAR BEM O SEU NOVO NEGÓCIO

Uma boa gestão considera estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação.


1.      Que negócio abrir
2.      Tem perfil
3.      Reúna informações sobre o negócio
4.      Organize-se
5.      Saiba como obter crédito para o seu negócio
6.      Coloque a mão na massa

QUE NEGÓCIO ABRIR

Primeira etapa é de real importância realizar um planejamento que negocio desejar abrir no momento, é o momento de pensar e refletir, sobre o determinado empreendimento.

VEJA SE VOCÊ TEM PERFIL

Segunda etapa para tornar um negócio realidade, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios.

REÚNA INFORMAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO

Terceira etapa é necessário coletar informações para subsídio consistente à criação da empresa.

ORGANIZE-SE

A quarta etapa é organizar as informações coletadas.

SAIBA COMO OBTER CRÉDITO PARA O SEU NEGÓCIO

Quinta etapa o futuro da empresa depende de uma boa administração financeira. Em certos momentos, o empreendedor pode precisar de crédito. Por isso, é importante saber quais procedimentos e cuidados tomar na hora de buscar um financiamento. Entender quais são os principais fatores avaliados pelos agentes financeiros para analisar a capacidade de pagamento da empresa e os documentos exigidos para realização de uma operação financeira podem ser determinantes para conseguir um empréstimo.

COLOQUE A MÃO NA MASSA

Sexta e última etapa é registrar o negócio e torná-lo realidade. 

Fonte: Pequenas Empresa e Grandes Négocios
            Sebrae 

EMPREENDEDORES QUE VENDEM PELA INTERNET

EMPREENDEDORES QUE VENDEM PELA  INTERNET DEVEM ESTAR ATENTOS Á NOVA LEI DO E-COMMERCE


Pequenos negócios que vendem pela internet devem estar atentos à nova lei para o comércio eletrônico no Brasil. Em vigor desde o final do ano de 2017, a legislação determina que os preços dos produtos à venda devem estar no site com letras grandes e legíveis, ao lado da imagem do produto ou descrição do serviço.
A Lei nº 13.543, sancionada em dezembro de 2017, estabelece que o valor dos produtos ou serviços deve estar visível e escrito com tamanho de fonte que não seja inferior a 12.
“Muitos consumidores têm dificuldades de encontrar, de forma clara, o preço no site, que muitas vezes está escrito com letras pequenas ou até ilegível, dificultando a leitura de quem quer comprar ou induzindo ao erro”, explica o analista do Sebrae Minas Marcelo Massensini.
Em caso de descumprimento da norma, o fornecedor estará sujeito às sanções administrativas previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor, que prevê, entre outras penalidades, multas e suspensão temporária da atividade.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2017 o e-commerce cresceu 12% em relação ao ano anterior e somou um faturamento de R$ 59,9 bi. Para 2018, a previsão é que o segmento cresça 15% e fature R$ 69 bilhões.
“O e-commerce é um mercado muito importante para os pequenos negócios. Segundo levantamento do Sebrae, do total de empresas que vendem exclusivamente pela internet, 90% são Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas (MPE). Além disso, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro são os estados que mais compram pela internet e juntos abrigam a maior parte das sedes do e-commerce”, justifica Massensini.

Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios 


  Congresso aprova Orçamento com salário mínimo de R$1.320 para 2023 Um dia após a promulgação da chamada Proposta de Emenda á Constituiçã...